A quarta e última edição da antologia ilustrada chega às ruas e convida seus leitores a acompanhar o desfecho da reflexão sobre o impacto da tecnologia, internet e mídias sociais no ano de 2140.

A partir de junho estará disponível a quarta e última edição do projeto literário Absolut 2140, que reúne ficção futurista, conteúdo artístico e tendências sociais. Com distribuição gratuita, a proposta do projeto é sugerir aos leitores uma discussão sobre como a tecnologia, internet e mídias sociais poderão afetar a humanidade no ano de 2140.

A série de quatro volumes conta a história de um apagão mundial causado pelo uso excessivo das mídias sociais e que, consequentemente, marcou o nascimento da COM – entidade que passou a controlar instituições, governos e gerenciar a comunicação, educação, recursos e enfermidades do mundo inteiro. Neste último volume são revelados os desdobramentos da reativação da COM, após o seu desligamento devido a uma pane gerada pelo vírus letal “Kinsey”. Para proteger os usuários do ataque, a entidade deixou uma última mensagem e se autodesligou deixando a população relegada aos próprios recursos e mergulhada em uma crise social.

A edição ilustra a saga dos personagens em busca da verdade por trás da instabilidade que estão vivendo, em um mundo à deriva com a ausência de lembranças e de consciência plena, onde 90% da população sofre de perda de memória recente e dependem dos arquivos organizados pela matéria programável da COM.

O projeto traz o conceito “stereo storytelling”, que apresenta duas narrativas paralelas simultâneas, uma em texto e outra em imagens, que se entrelaçam e se complementam ao longo da obra, concebida por David Quilles Guillo, fundador da organização cultural ROJO, e também responsável pela ideia original e curadoria de arte dos livros.

Entre os artistas convidados para ilustrar a quarta edição estão grandes nomes como Carol Bensimon, André Conti, Defi Gagliardo, Marcelino Freire, Good Wifes and Warriors, Jay-Jay Johanson, Adriana Lunardi, Sergi Margalef, David Quiles Guilló, Jen Ray, David Sardaña, Joca Reiners Terron, Carlos Henrique Schroeder e Protey Temen.

O poeta e prosador Joca Reiners Terron, responsável pela seleção do pool de escritores desde o primeiro volume, encerra a série com grandes nomes como Santiago Nazarian, André Czarnobai, Miguel Del Castillo, Antônio Xerxenesky, Emiliano Urbim, Ronaldo Bressane, Carol Bensimon, Ana Paula Maia, Simone Campos, André Conti, Luiz Bras, Braulio Tavares, Paulo Scott, André Sant’anna, Leandro Sarmatz, Adriana Lunardi, Alexandre Rodrigues, Carlos Henrique Schroeder e Marcelino Freire.

O Absolut 2140 é um projeto exclusivo para o Brasil, primeiro país escolhido para receber o projeto literário da marca. “O Brasil está vivendo um momento muito interessante no que diz respeito à arte e cultura, tornando-se maduro o suficiente para receber esse tipo de obra. Estamos investindo cada vez mais em ações que deixem um legado de conteúdo relevante para este público”, explica Rafael Souza, gerente do grupo de bebidas Premium da Pernod Ricard Brasil.

A série tem distribuição gratuita em São Paulo e Rio de Janeiro com tiragem de 5.000 exemplares, e pode ser encontrada gratuitamente no Absolut Inn, embaixada fixa da marca, e outros pontos como galerias de arte, lojas conceito, faculdades, hotéis.

Absolut e o mundo das artes

Absolut iniciou seu envolvimento com as artes em 1985, com a colaboração de Andy Warhol. No ano seguinte, Keith Haring criou um trabalho inspirado na Absolut Vodka e hoje a coleção da marca inclui mais de 400 obras de arte numa larga abrangência de plataformas – de mobiliário e escultura até fotografias, arte digital e tecido. Em 2003, Absolut tornou-se a primeira marca a ser convidada como expositora oficial da Bienal de Veneza.

Absolut foi introduzida ao mundo da moda em 1998, com o icônico anúncio Absolut Cameron, apresentando a modelo Rachel Williams vestindo um maravilhoso micro-vestido prateado. Desde então, muitos dos mais aclamados designers do mundo têm desenvolvido criações para o ABSOLUT FASHION COLLECTION – Gianni Versace, Tom Ford, Helmut Lang, Stella McCartney e Jean-Paul Gaultier são alguns dos talentosos designers que trabalharam com a marca.

Sobre Absolut

Absolut é a vodka premium número 1 do mundo e marca-ícone cuja influência vai além do universo de vinhos e destilados. Teve origem em 1879 na cidade de Ahus, Suécia, pelo visionário Lars Olsson Smith, que trabalhava na busca pelo produto excepcional desde os catorze anos. Ele inventou o processo de destilação contínua, ainda hoje utilizado pela marca por seu caráter único, que garante a pureza e a qualidade à bebida. Absolut possui como principal diferencial a fonte única de produção (desde seus ingredientes a seus fornecedores), o que garante controle de qualidade excelente no produto. Adquirida pela Pernod Ricard em 2008, a vodka possui em seu portfólio no Brasil as marcas ABSOLUT VODKA, PEARS, PEPPAR, CITRON, VANILIA, APEACH, MANGO, BERRI AÇAÍ e ABSOLUT Elyx.

Sobre ROJO

Uma organização independente fundada em Barcelona em 2001 por David Quiles Guilló. A missão da ROJO é criar e promover arte contemporânea positiva e de vanguarda para uma ampla audiência ao redor do mundo. A ROJO é uma das organizações culturais mais ativas do panorama artístico mundial que gerencia e fomenta uma rede cultural dedicada exclusivamente a promoção da arte e da criatividade. A sede da ROJO está localizada em São Paulo, Brasil desde 2010.

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