Modelo da Chevrolet cravou a marca de 1m33s70, deixando para trás o tempo registrado há dois anos pelo Dodge Viper ACR
O Chevrolet Corvette ZR1 é o mais novo recordista do autódromo de Laguna Seca, na Califórnia, após bater o recorde de volta mais rápida que pertencia ao Dodge Viper ACR desde 2010. O registro foi feito pela revista norte-americana Motor Trend, que levou à pista a versão mais potente já fabricada do “Vette” para enfrentar o novo SRT Viper GTS em um comparativo de desempenho.
Conduzido pelo piloto Randy Pobst, o Corvette ZR1 cravou 1m33s70, deixando para trás o tempo de 1m33s99, registrado há dois anos quando Chris Winkler acelerou o Viper ACR pelo traçado de Laguna Seca. Já a nova geração do Viper, também conduzida por Pobst, ficou com a marca de 1m35s77.
O ZR1 é o Corvette mais potente e caro da história. Custando acima de US$ 100 mil (R$ 207.870, em uma conversão simples), o bólido é equipado com um bloco V8 de 6.2 litros com compressor, capaz de entregar 638 cavalos de potência e 83,5 kgfm de torque. O câmbio manual Tremec é de seis velocidades. O muscle-car pode ir de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 329 km/h. Seus preços começam em US$ 112.600 (cerca de R$ 234 mil) no mercado norte-americano.
Apesar de ter potência semelhante a do Chevrolet, o SRT Viper GTS utiliza um enorme motor V10 de 8.4 litros, que desenvolve 648 cv e cerca de 82,9 kgfm de torque. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,4 segundos e a sua velocidade máxima é de cerca de 330 km/h. A transmissão também é manual de seis velocidades. Seu preço inicial no mercado norte-americano é de US$ 124.990 (cerca de R$ 260 mil).
Já o Viper ACR (foto acima) é uma versão preparada da antiga geração da “víbora”. Mesmo utilizando o motor V10 de 8.4 litros de 608 cv da configuração de rua, o modelo ia da imobilidade aos 100 km/h em 3,4 segundos e atingia os 285 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente. Seu ótimo desempenho era favorecido graças a adoção de materiais mais leves, suspensão modificada, além de rodas e pneus para competição.
O superesportivo ficou marcado por ser um dos carros mais rápidos a percorrer os cerca de 20 quilômetros do circuito alemão de Nürburgring (7m12s13), ficando atrás apenas de conceitos esportivos de produção limitada.