*Embaixada da Noruega reuniu autoridades e personalidades na tradicional Noite do Bacalhau*

A 6ª edição noite do bacalhau na Embaixada da Noruega reuniu 500 pessoas, entre autoridades, diplomatas e personalidades para celebrar a tradição norueguesa e a relação de comércio bilateral entre o Brasil e o país nórdico no setor da pesca.

O embaixador Noruegues no Brasil, Nils Martin Gunneng, que estava acompanhado da sua brasileira esposa, a embaixatriz Andrea Gunneng, disse que a data em que se realiza a festa é a favorita dos noruegueses que residem no país.

“Essa é uma das nossas datas favoritas do ano. É uma festa maravilhosa e ninguém entende mais de festa do que os brasileiros”, afirmou o embaixador.

A parceria entre os países nasceu em 1842, ano em que a primeira leva de bacalhau chegou às terras brasileiras. O embaixador reforçou a importância da relação comercial entre as nações. Segundo ele, “o Brasil é o melhor mercado para o bacalhau, além de que vocês [brasileiros] fazem o bacalhau com as melhores receitas”, ressaltou Nils Martin Gunneng.

O banquete ficou a cargo do Chef dinamarquês, Simon Lau, que preparou salmão e frutos do mar como caranguejo e arenque, e do Chef brasileiro Rodrigo Viriato, que veio de Fortaleza para cozinhar o melhor bacalhau norueguês em diversas combinações de pratos. Os convidados acompanharam de perto todo o processo de elaboração dos pratos, que foram feitos no meio da festa.

Nesta edição, também foi realizada a pré-inauguração da nova estrutura da Embaixada, que passou por uma reforma para atender a dinâmica de trabalho da instituição.

Pesca sustentável

A política externa norueguesa é projetada para apoiar o desenvolvimento de indústrias sustentáveis baseadas no oceano e promover boas soluções e ações para combater as graves ameaças ambientais que os oceanos do mundo enfrentam. A exploração sustentável é de extrema importância para todo o mundo, segundo Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pode faltar alimento para abastecer população mundial até 2050. “A importância disso ficou clara em 2015, quando os líderes mundiais adotaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles, o ODS 14, específico para conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos”, lembra o embaixador do país, Nils Martin Gunneng.

Segundo o embaixador, o governo norueguês busca a vanguarda dos esforços internacionais para promover a sustentabilidade. “O mundo precisa de países que estejam dispostos a assumir a liderança no trabalho de proteger os oceanos e garantir que os recursos sejam utilizados de forma sustentável e para apoiar a economia azul nos países em desenvolvimento”.

Comércio

Brasil é um dos mercados mais importantes para bacalhau salgado seco da Noruega 60 a 70 % do consumo de bacalhau ocorre durante a Páscoa e o Natal.

O Brasil junto com Portugal são os mercados mais importantes de Bacalhau para a Noruega. De janeiro até julho deste ano, a exportação total de bacalhau da Noruega foi 47.891 toneladas. Só o Brasil comprou quase 9 mil toneladas.

11

Write A Comment