Ninguém troca de sofá como quem troca de casaco. Mas, entre as coisas da moda e as coisas da casa, existe muito mais do que pode supor a nossa vã filosofia. “Uma roupa é uma peça arquitetural efêmera, desenhada para aprimorar as proporções do corpo”, costumava dizer Christian Dior (1905-1957), legendário estilista francês que sonhava ser arquiteto. E é isso o que a Artefacto descortina na sua temporada de mostras 2017, que começou no dia 10 de março, no showroom da Haddock Lobo e que, nos próximos meses, se desdobrará em outras 12 edições pelos endereços da marca tanto no Brasil quanto mundo afora. Em Brasília, a mostra será aberta ao p& uacute;blico no dia 2 de maio, com welcome drink e bombons ao longo do mês.
Ponta de lança na indústria moveleira de alto padrão, a Artefacto decodifica um lifestyle que faz a cabeça dos maiores nomes do décor. Por trás de cada móvel e acessório, apresenta conceitos que têm tudo a ver com o novo modo de vida em casas dos mais diversos estilos, estabelecendo cada vez mais conexões entre o design e as propostas que desfilam pelas passarelas, por exemplo. “O mercado fashion metaboliza muito rápido as tendências e os novos hábitos culturais e de consumo, servindo como termômetro também para o design. Por isso, em 2017, estamos investindo nessa proximidade entre as duas plataformas”, diz Paulo Bacchi, CEO da Artefacto.

A filosofia parte de dentro para fora e de fora para dentro. Na nova coleção, que tem boa parte das peças assinadas pela diretora artística Patrícia Anastassiadis, tanto as formas (etéreas, dinâmicas e atemporais) quanto o cuidado nos acabamentos evocam a excelência da haute-couture. “Minha mãe é estilista e aprendi a olhar para a moda desde muito cedo. Arquitetura é uma espécie de alfaiataria, numa escala muito maior. Mas não me interesso pelo fast-fashion sazonal, descartável, mas sim pelos reflexos sociais, culturais e artísticos que levaram àquele resultado”, diz a arquiteta que também assina a vitrine, carro-chefe do evento. Entre as inspira ções para os produtos, ela apontou o compasso para Yves Saint-Laurent e Christian Lacroix, além de estéticas orientais e movimentos como o Art Nouveau. “Sempre valorizando a atemporalidade característica dos produtos da marca”, finaliza.
Aliás, além da vanguarda na fabricação, a Artefacto também foi a primeira no país a trabalhar com este conceito de high exhibition de decoração dentro do próprio showroom, o que a colocou oficialmente no calendário das mostras mais influentes – e disputadas – entre as maiores pranchetas, vendendo um lifestyle exclusivo junto com a mobília.
Sob o tema décor-fashion, a edição 2017 da mostra Artefacto Brasília reúne grandes nomes da arquitetura e design de interiores em ambientes que homenageiam fashionistas que estão entre os mais expressivos do circuito. “Os participantes ficaram muito entusiasmados com a proposta desse diálogo entre a decoração e a moda. Realmente, é muito interessante observar o quanto são assuntos convergentes”, revela Felipe Zuba, diretor da Artefacto Brasília e sócio proprietário da empresa ao lado de sua mãe, Denise Zuba. “Nesta edição, para além do mundo da decoração, estamos certos de que essa temática vai movimentar aind a mais a mostra com eventos de interesse também dos apaixonados pelo mundo da moda. Estilo, conforto, tendência, personalidade e design de qualidade são características comuns aos profissionais e homenageados envolvidos. Será uma experiência muito rica para os nossos clientes e visitantes”, conclui Felipe.
Fátima Madeira revela o refinamento de João Batista da Silva; Gislaine Garonce compartilha das referências arquitetônicas brasilienses com Leticia Brasileiro e Thaíza Barros; Larissa Dias mergulha nas tramas de Martha Medeiros; Nardim Junior valoriza o requinte de Amanda Guerra; Mônica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga, do Maai, realçam o frescor do talento de Luisa Farani; Marcela Passamani traz o equilíbrio e sofisticação de Letícia Gonzaga; Márcia Montenegro propõe espaço de relaxamento para a mente criativa de Debora Mangabeira; Vanessa Rosset aborda a mistura de formas, cores e texturas da Akihito Hira Design Brand Menswear, Yeda Garcia transfere para o décor a criatividade dos traços e tramas de Elisa Atheniense; Carolina Nathair e Maria Tereza Cavalcanti sugerem um espaço de coworking para Natália Abi-Ackel, Gabriela Constantino, Mayla Cavalcanti Silva e Raíssa Cavalcanti; Walléria Teixeira se inspira na contemporaneidade de Silvia Badra; Carmella Tonet Camargo, Daniela Guterres e Janaína Cruz, da A+55, abordam o estilo da label Magrella, de Juana e Cleuza Ferreira, enquanto George Zardo e Júlia Zardo descortinam o sofisticado e glamouroso universo do estilista de noivas Paulo Araújo. Agora só falta você!
Quem é quem na Mostra Artefacto Decor + Fashion 2017

FÁTIMA MADEIRA para JOÃO BATISTA DA SILVA
O Quarto de um Designer de Chapéu, em 37 m2, é uma releitura feita pela arquiteta dos tempos, esteticamente, mais sóbrios e elegantes, em que era comum o uso de chapéus. Fátima se inspirou em João Batista da Silva. Conhecido cabeleireiro e maquiador, John John, como é conhecido, passou a importar chapéus de Nova York nos anos 90 para a realização de desfiles de moda, passando, a partir daí a sua própria produção de chapéusm casquetes, facinators e barrettes. “O ambiente faz referência ao estilo de vida de uma pessoa refinada e clássica, de muito conhecimento cultural e de moda”, explica Fátima. Na cartela de cores, marrom, bege e azul e nos materiais, espelhos, madeira e papel de parede.
Em sua 5ª mostra Artefacto, Walléria homenageia a designer de joias Silvia Badra no Living de 50 m2. “Quando surgiu a ideia pensei logo na Sílvia Badra, que tem um desenho bem contemporâneo, mas também atemporal, justamente o que procuro no meu trabalho”, explica a arquiteta. O ambiente é pontuado por tons de beges, nudes, preto, palha, couro, madeira e, como não podia faltar, o brilho do dourado, numa referência ao ouro, uma das principais matérias-primas utilizadas pela homenageada. O clima é sofisticado e também aconchegante: um convite à artista para criar suas joias. A escolha das peças proporciona leveza ao espaço que também destaca várias texturas com veludos, palhas, linhos e pele. Um painel de Teka natural e fotografias de naturez a e gravuras de Burle Marx ajudam a compor a atmosfera confortável do espaço.
Mobiliário de destaque: cavalete Tower Gold, mesa lateral Fisher Gold, espelhos Boyer, poltronas Marseille em palha Natural, sofá Plein, poltrona Ricci e estante Zaslon.

CARMELLA TONET CAMARGO, DANIELA GUTERRES E JANAÍNA CRUZ para Cleuza e Juana Ferreira
Carmella Tonet Camargo, Daniela Guterres e Janaína Cruz, do escritório A+55, estreiam na exposição homenageando a marca Magrella com os Hallss do térreo, primeiro e segundo pavimento do local que, juntos, possuem cerca de 95m². O térreo, chamado Espaço Magrella, destaca-se pela parede adesivada com a estampa de inverno da label. O primeiro andar, Espaço Cleuza Ferreira, possui pintura em terracota, remetente à arquitetura toscana. Já o segundo piso, Espaço Juana Ferreira, é uma referência à versatilidade cosmopolita da homenageada. A escada, em tom de verde, uma das cores deste ano, liga todos os ambientes e recebe uma vitrine da marca.
Mobiliário de destaque: mesa de jantar Flash, cadeiras Yves, poltronas Alvar, aparador Bagnols e puff Annan

GEORGE E JÚLIA ZARDO para PAULO ARAÚJO
Pai e filha, nos 150 m2 do Loft do Estilista Paulo Araújo, buscam mostrar um pouco da história do profissional que se destaca no mercado da moda vestindo noivas. “Em nosso projeto quisemos explorar a paixão do profissional por Paris e pelos estilistas parisienses, sua elegância, cultura e gosto por antiguidades”, adianta George. A dupla aposta em superfícies brancas, contrastadas com detalhes em preto e dourado, numa atmosfera glamourosa. O local é aconchegante e sofisticado com toques teatrais e dramáticos como o conferido à parte voltada para a prova dos vestidos. O uso de livros e peças do artista conferem personalidade ao projeto.
Mobiliário de destaque: Poltronas Arizona Gold, sofá Argand, coluna de jantar sti e Sofá Memory.

SERVIÇO:
Mostra Artefacto Brasília
Aberta ao píblico a partir de 2 de junho
SHIS QI 21, Bloco B, Brasília, Brasil
(61) 2196-4250
Instagram: @artefactobsb
facebook: @artefactobrasilia
www.artefacto.com.br

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