RALFE BRAGA APRESENTA A EXPOSIÇÃO “ECOS IMAGINÁRIOS” NA FNAC BRASÍLIA – PARK SHOPPING

unnamed

Em 20 obras, o artista plástico Ralfe Braga, apresentará ao público brasiliense telas em cores vibrantes na exposição batizada de “Ecos Imaginários”. Na mostra, o artista utiliza a técnica fine art (estilo que usa a computação gráfica para a criação de pinturas). Os quadros ficarão expostos de 23 de novembro até 23 de dezembro de 2016, na galeria da Fnac Brasília – Park Shopping. A entrada é franca.
unnamed-6
Ralfe começou a fazer os primeiros rabiscos ainda criança. Hoje, suas obras ocupam mais de três quilômetros de paredes do Estádio Mané Garrincha, no Distrito Federal, além de muitas paredes estrangeiras. O artista já participou de 12 exposições, a maioria delas individual. Nascido em 1959, na cidade de Macapá, migrou para Brasília durante a adolescência, cidade em que iniciou sua carreira artística e onde mantém ateliê . É formado em Educação Artística com Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes de Brasília e atualmente cursa pós-graduação em artes visuais, cultura e criação pela Faculdade SENAC.

Ecos Imaginários, do criativo, aquele que imagina coisas ou então de quem apronta alguma “arte”. Um ajuntamento de criações como crônicas em desenhos e cenários coloridos; lembranças em gravuras que evocam o tempo passado e o presente reapresentados agora. No entanto, é evidente que aqueles que contemplam suas obras, logo percebem que, na maioria das vezes, ele se deixa levar pelo aprofundamento mais puro e primário que define toda expressão artística – emoção. “Cabe ao observador julgar e colocar uma ordem mental no modo binário entre a percepção e a emoção”, diz Ralfe. O que nos leva a interrogar se tal criação é fruto de uma imaginação profícua ou ecos de experiências vividas nos habitares inesquecíveis de sua tenra infância nortista.

Passado este ensaio, nos damos conta de que nada importa quando simplesmente reagimos ante a certeza de um sonho compartilhado e que cada traço colorido, também, é um pequeno pedaço fluídico da inconsciência particular e que, por sua vez, reverbera aguçando todos os sentidos. “Isso pode até parecer desconcertante, mas é divertido. Sendo pragmático ou praticando um realismo inconsciente, me dou esse direito. Pode ser verdade que temos dentro de nós um ser quimérico que sonha ou busca na ilusão um sentido para a vida” enfatiza o artista.

Além de pintor, ilustrador, designer gráfico e diretor de arte, Ralfe é popularmente chamado de colorista, por utilizar o tom das terras de ares úmidos e quentes, com a exuberância da floresta amazônica que está expressa em seus meninos, canoas, pipas e animais reproduzidos nas telas. Atuou durante vinte anos no campo publicitário, mas nunca abandonou o lado artístico. Começou a produzir os primeiros quadros em tela, utilizando cores fortes e vibrantes em suas obras, que eram inspiradas pelo artista amapaense R. Peixe. É nesse cenário que o artista recria imagens que remetem a sua infância e seu sentimento pelo Amapá.

Serviço
Exposição “Ecos Imaginários” de Ralfe Braga
Visitação: De 23 de novembro a 23 de dezembro de 2016
De segunda à sexta, das 10h às 22h
Domingos e feriados das 10h às 20h
Fnac Brasília – ParkShopping
Entrada Franca e Livre para todos os públicos
Informações: (61) 21052000

0

Write A Comment