Versace abriu o evento e desfilou coleção no primeiro dia (6)


Desfile de Jean Paul Gaultier durante semana de alta-costura de Paris em janeiro deste ano
Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images

A semana de moda de alta-costura de Paris Inverno 2015 começou no domingo (6) e vai até dia 11 de julho. Grifes e estilistas como Christian Dior, Chanel e Jean Paul Gaultier voltam a se apresentar no que é um dos mais luxuosos eventos da moda mundial.

A Versace desfilou logo no primeiro dia, às 19h30 (hora local), com assimetrias desconstruídas em local divulgado apenas por convite.

A semana de Alta Costura de Paris, que traz as coleções mais requintadas para o próximo outono-inverno, foi oficialmente inaugurada neste domingo com as assimetrias desconstruídas de Versace, os volumes cuidadosos de Stéphanie Coudert e as cascatas de lantejoulas de Fred Sathal.

Na abertura da semana de uma das mais renomadas passarelas, as três coleções apresentadas dentro do calendário oficial foram criadas por mulheres, uma coincidência que não costuma ser habitual nesta espécie de Meca da moda.

Donatella Versace combinou o armário feminino com o masculino ao transformar um traje de jaqueta em um modelo com decote tomara que caia, além de recorrer aos espartilhos e confeccionar um vestido de noite com uma única “perneira”.

Os voos de descontrolado volume das saias definiram os modelos de gala de uma coleção baseada nas assimetrias, nas superposições e nos jogos de imprevisíveis aberturas.

O primeiro dia também evidenciou a primeira estrela da semana, a cantora e atriz Jennifer López, que compareceu ao desfile de Versace nos salões da câmara de Comércio de Paris, situado nos arredores do Arco do Triunfo.

A poucos metros deste local ocorria o desfile de Stéphanie Coudert, uma modista francesa que retornou à semana da Alta Costura com uma coleção de alma medieval.


Desfile de Stéphanie Coudert  – Foto Divulgação

“Estou muito feliz”, exclamou a estilista à Agência Efe após um desfile muito particular para ela, já que significou seu retorno a este exigente palco, após ter trabalhado durante anos na intimidade de seu espaço de Belleville, um bairro popular e boêmio, onde confeccionava trajes sob medida.

“Éramos apenas quatro no princípio”, explicou Coudert ao ressaltar essa transformação, ocorrida desde que o proprietário de uma oficina de moda especializado no “saber fazer tipicamente parisiense” entrou em sua boutique. Eles começaram a colaborar, e Coudert se deu conta rapidamente das perspectivas que se abriam diante de si e, por isso, solicitou a readmissão de sua grife no calendário.

Seguindo os conselhos deste empresário, a estilista se entregou aos volumes e confeccionou uma coleção inspirada na rainha Leonor de Aquitânia, “uma mulher forte que escolheu seu próprio destino”. As formas arredondadas, principalmente nas partes de montante, elevaram uma silhueta que era recoberta de selecionados detalhes de lã e contundentes cores do passado.


Desfile de Fred Sathal – Foto: AP/Thibault Camus

O primeiro desfile realizado na câmara Sindical da Alta Costura foi a da modista francesa Fred Sathal, quem fazia oito anos que não se apresentava sob estes exclusivos focos. Como artista plástica que experimenta a moda, ela conseguiu levar algumas das peças confeccionadas ao longo de sua trajetória para diferentes museus franceses.

Os desenhos que revelou hoje em um pátio coberto do bairro de Le Marais deram uma mostra do imenso trabalho que requer elaborar uma destas peças.

As lantejoulas, as circunferências de diferentes tamanhos e as formas marcadas se ajustam de mil maneiras para recobrir vestidos, fluir pelos detalhes e se confundir com colares.


Desfile de Didit – Foto Divulgação

No circuito “off”, o destaque ficou com o costureiro indonésio Didit, que evoluiu nos contrastes, entre as peças fluentes e as estruturadas, e propôs uma paleta invernal dominada por azuis e verdes.

A segunda jornada da Semana de Alta Costura será aberta com Elsa Schiaparelli e contará com a última coleção da Christian Dior assinada por seu diretor artístico, Raf Simons.

Confira abaixo o line-up completo

Domingo (6)
12h30 Fred Sathal
13h30 Stéphanie Coudert
14h30 Atelier Versace

Segunda-feira
(7)
5h e 6h – Schiaparelli
7h – On Aura Tout Vu
9h30 e 12h – Christian Dior
14h30 – Giambatista Valli
15h30 – Alexis Mabille

Terça-feira
(8)
5h e 7h – Chanel
8h30 – Bouchra Jarrar
9h30 – Stéphane Rolland
11h – Julien Fournié
12h30 – Girogio Armani Privé
14h – Alexandre Vauthier

Quarta-feira
(9)
5h – Maison Martin Margiela
6h – Frank Sorbier
7h30 – Elie Saab
8h30 – Rad Hourani
9h30 – Jean Paul Gaultier
12h – Adeline André
13h – Valentino
15h – Viktor&Rolf

Quinta-feira
(10)
4h – Métiers D’art
6h – Serkan Cura
7h – Zuhair Murad
8h30 – Ralph&Russo
9h30 – Dice Kayek
12h (a partir de) – Alta joalheira

Sexta-feira
(11)
4h – Métiers D’art


Via |  Mode à Paris

0

Write A Comment